Contexto histórico internacional:
-Iluminismo,Empirismo e Neoclassicismo
-Revolução Francesa
-Independência dos EUA
-Revolução Francesa
Contexto histórico nacional:
-Inconfidência Mineira
-Ciclo do ouro
-Expulsão dos Jesuítas
Características:
-FUGERE URBEM: FUGA DA CIDADE
-AUREA MEDIOCRITAS: VIDA COM SIMPLICIDADE
-INUTILIA TRUNCAT: CORTAR O QUE É INÚTIL
-CARPE DIEM: A VIDA É PASSAGEIRA
-LOCUS AMOENUS: OPÇÃO POR LUGARES PACATOS DA NATUREZA
-BUSCA PELA SIMPLICIDADE
-LINGUAGEM MAIS SIMPLES
-BUCOLISMO: PASTORALISMO
-NATIVISMO: VALORIZAÇÃO DO QUE HÁ NA PAISAGEM, NO CASO DO ARCADISMO, AFEIÇÃO ÀS MONTANHAS, ÀS PEDRAS...
-TRAÇOS DA MITOLOGIA
-IDEAL DE PERFEIÇÃO E BELEZA
-RETRATA UM AMOR GALANTE, MAIS PURO
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA
-USA O PSEUDÔNIMO DIRCEU
-OBRA MARÍLIA DE DIRCEU: OBRA LÍRICA, RETRATANDO SUA AMADA
-OBRA CARTAS CHILENAS,OBRA SATÍRICA, CRITICANDO GOVERNADORES DA ÉPOCA(A OBRA FOI PUBLICADA ANONIMAMENTE,PORÉM NÃO TARDOU PARA SER DESCOBERTO)
"Eu, Marilia, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelo e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs de que me visto.
Graças, Marilia bela,
Graças à minha estrela!
CLÁUDIO MANOEL DA COSTA
-OBRA DE DESTAQUE: VILA RICA(USOU UM PSEUDÔNIMO CHAMADO DE GLAUCESTE SATÚRNIO)
-RETRATOU EM SEUS POEMAS NISE, UM GRANDE AMOR DO AUTOR
-INTENSO NATIVISMO(PENEDOS,ROCHEDOS,MONTANHAS)
Torno a ver-vos, ó montes: o destino
Aqui me toma a pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte, rico e fino.
Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.
Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto.
Que chega a ter mais preço, e mais valia
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto.
Aqui descanso a louca fantasia,
E o que até agora se tornava em pranto
Se converta em afetos de alegria.
ESSES DOIS AUTORES ERAM INTELECTUAIS DA ÉPOCA QUE PARTICIPARAM DA INCONFIDÊNCIA
E o que até agora se tornava em pranto
Se converta em afetos de alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário