sexta-feira, 21 de abril de 2017

Química Orgânica - parte 3 - Nosso Cotidiano

Principais compostos orgânicos
Metano (CH4) É o principal constituinte do gás natural e também é produto da decomposição anaeróbica (fermentação) de biomassa. Esse processo de decomposição ocorre em larga escala em terrenos alagados e aterros sanitários produzindo uma mistura gasosa denominada biogás, cujo principal constituinte é o metano. Sua principal utilização e como combustível em termoelétricas e automóveis. Conhecido como gás do lixo, gás do pântano e GNV.

 Benzeno (C6H6) É um líquido incolor ,de odor agradável bastante volátil.Usado na produção de álcool anidro (como azeótropo), detergentes,inseticidas, como solvente e na produção de várias substâncias químicas como,por exemplo, a anilina.Seus vapores são altamente tóxicos e podem causar leucemia.

Etanol: É o álcool comum, é usado como:
Anidro(99,3% composto por etanol): combustível
Hidratado(92,6% de etanol)mistura de  etanol com água: bebidas

Aldeído Acético: oxidação do álcool no fígado - ressaca

**Petróleo: é constituído por hidrocarbonetos, foi formado pela decomposição de animais e vegetais  A extração do petróleo pode ser feita no continente (solo) ou no mar.No mar a extração é feita na chamada “plataforma continental”.O transporte é feito por oleodutos ou em superpetroleiros. Refino Nas refinarias o petróleo é separado em seus constituintes por destilação fracionada.
A gasolina é uma mistura de vários hidrocarbonetos(5 a 10 carbonos).Para medir a qualidade da gasolina ,utiliza-se o chamado índice de octanagem. Octanagem = mede a resistência da mistura gasolina + ar à detonação espontânea quando submetida a compressão.
Resultado de imagem para refinamento do petroleo Quanto menor a cadeia, menor seu ponto de ebulição

Nenhum comentário:

Postar um comentário