Barroco no Brasil(1601-1768)
Contexto histórico:
-Decadência de Portugal a partir de 1580, D. Sebastião desapareceu em uma batalha (Mito Sebastianismo: a espera da volta de D. Sebastião), Portugal estava sob o domínio espanhol.
-Conflitos entre a Reforma Protestante e a Contra-reforma.
Características:
-Forte uso de figuras linguagem: metáfora, antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato.
-Pessimismo
-Contradição
-FÉXRAZÃO
-Céu e inferno
-Forma indireta de escrever
-Desequilíbrio espiritual
-Cultismo: jogo de palavras
-Conceptismo:jogo de ideias
-Linguagem mais rebuscada
No Brasil, iniciou com a obra Prosopopeia de Bento Teixeira, em 1601.
DESTAQUE PARA GREGÓRIO DE MATOS E PADRE ANTÔNIO VIEIRA
-GREGÓRIO DE MATOS(BOCA DO INFERNO): poesia sacra, lírico-amorosa, satírica(intensa crítica social).
Quando Deus redimiu da tirania
Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro Deus,
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.
DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.
-PADRE ANTÔNIO VIEIRA: padre português, desenvolveu o estilo em cartas e sermões, destaque para o Sermão da Sexagésima(intensa crítica à hipocrisia de padres da época,pregavam o que não faziam)
Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras.
(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.) (UFSM - 2007)
Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras.
(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.) (UFSM - 2007)
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