Quinhentismo(1500-1600):período das primeiras produções a respeito do Brasil. Não é considerado como escola literária brasileira, pois não possuía caráter estético e era desenvolvido por europeus.
Contexto histórico: Grandes Navegações, Europa vivenciava o Renascimento e o Classicismo, expansão religiosa.
Divido em dois tipos:
- Literatura de informação:Cartas encaminhadas ao rei português a cerca da terra recém-descoberta, diários de bordo, roteiro de viagens.Alguns autores; Pero Vaz de Caminha e Pero Magalhães de Gândavo. A carta de Caminha é considerada como certidão de nascimento do Brasil. -Literatura dos Jesuítas: catequização dos índios, missões da Companhia de Jesus, teatros de caráter pedagógico inspirados na bíblia.Alguns autores: Padre José de Anchieta e Padre Manuel da Nóbrega.
Obs: Em Portugal, estava ocorrendo o Classicismo(movimento cultural que resgatou elementos da cultura clássica(greco-romana) e possuía valores antropocêntricos.Um grande autor desse contexto era Camões que publicou sua principal obra Os Lusíadas, em 1578, poema épico que canta as glórias de Portugal pautando-se nos modelos greco-latinos.Os Lusíadas também apresenta traços líricos, exaltação do amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário